O Meu Carrinho 0
0,00 €
  • QUESTÕES? CONTACTA-NOS VIA FORMULÁRIO
  • PAGAMENTO SEGURO
  • SATISFAÇÃO OU REEMBOLSO POR 30 DIAS

Acne hormonal

6 Junho, 2022

Acne hormonal

A acne hormonal é uma daquelas provas de vida de que teríamos todo o prazer de prescindir, independentemente da nossa idade… Como é que se pode reconhecer a acne de origem hormonal e quais são as melhores soluções? A acne hormonal está ligada a numerosos fatores: a adolescência, tratamentos médicos e a transição de género. Afeta tanto os homens como as mulheres, em peles escuras como em peles mais claras… De onde vem a acne hormonal e quais são as soluções para a limpeza de pele e para atenuar as imperfeições?

Qual é a relação entre a acne e as hormonas?

As hormonas são a origem da acne hormonal, geralmente associada ao auge da adolescência. Infelizmente, os adultos também são igualmente afetados.

 

A culpa é da montanha-russa causada, nas mulheres, pela menstruação, tomar e parar de tomar a pílula, a menopausa… Durante os 28 dias do ciclo menstrual, o estrogénio e a progesterona (as hormonas femininas), bem como a testosterona (uma hormona masculina presente em menor quantidade nas mulheres), continuam a jogar ao yo-yo. As hormonas influenciam a nossa moral e saúde, mas tão também são a causa dos nossos problemas de pele. Elas estimulam a produção de sebo, uma película oleosa que, em quantidades excessivas, obstrui os nossos poros e provoca a multiplicação de bactérias na superfície da nossa pele…

Este tipo de acne pode também ocorrer como resultado de uma terapia hormonal,  ou simplesmente devido à maior quantidade de hormonas masculinas no corpo, como é o caso nos homens.

Como reconhecer a acne hormonal?

A acne pode ter outras origens além das hormonas. Na lista das causas mais frequentes: poluição, alimentação desequilibrada, stress, mas também férias ao sol (a tua pele engrossa e a produção de sebo é acelerada, é o famoso efeito ricochete) ou mesmo algumas falhas na rotina de cuidados…

Então como se sabe se tem acne hormonal, ou apenas pequenas imperfeições devido à quantidade excessiva de açúcar? Bem, observando o teu ciclo menstrual e as alterações hormonais que o acompanham. De facto, alguns dias antes do teu período, os níveis de progesterona e estrogénio estão no seu nível mais baixo e a testosterona atinge um pico responsável pela aceleração da produção de sebo. Isto pode manifestar-se no aparecimento de pontos negros, microquistos ainda fechados (pontos brancos), mas também no aparecimento de pápulas (manchas vermelhas) e pústulas (manchas vermelhas com pus). Durante a gravidez, as glândulas sebáceas são hiperativas e podem ser responsáveis pelos mesmos fenómenos.

Acne hormonal: o que fazer?

Purificação suave para o seu rosto

 

As vítimas de acne tendem a apressar-se para os produtos de limpeza mais agressivos, que muitas vezes causam mais danos do que reparos. A pele oleosa é, acima de tudo, uma pele delicada, propensa a inflamação. Trata o teu rosto com suavidade e respeita o teu pH.

  • Retirar a maquilhagem e limpar o rosto de manhã e à noite com uma água micelar sem enxaguamento, concebida para peles mistas ou oleosas, ou com um gel de limpeza suave;
  • Uma a duas vezes por semana, faz uma máscara purificante. A máscara de argila extrai suavemente as impurezas, matifica e combate as imperfeições. É um must have para as peles acneicas!

 agentes de limpeza etat pur

Ingredientes puros ativos para um efeito profundo

Para grandes males, grandes remédios: quando a acne hormonal brinca com os nossos nervos, podemos também optar pela precisão cirúrgica de um ativo puro, a ser aplicado durante algumas semanas nas doses recomendadas. Atenção, usa apenas um ingrediente ativo puro de cada vez! Exemplo?

  • Ácido salicílico, um ingrediente SOS contra as borbulhas e os pontos negros, que purificará a pele;
  • Própolis, um produto que limpa, regenera e repara lesões causadas pela acne, particularmente adequando para um tratamento básico;
  • Gluconato de zinco, que assume o controlo da nossa produção de sebo e matifica visivelmente a pele, evitando assim o reaparecimento de pápulas, pústulas e outros microquistos.

ativos puros imperfeições etat pur

As peles oleosas com imperfeições também precisam de hidratação!

Aplica um creme hidratante que não seja demasiado nutritivo (a sua pele já tem bastante oleosidade) ou um gel matificante enriquecido com cobre, que purifica sem atacar a pele. O creme hidratante é um cuidado essencial para proteger a tua pele ultrassensível de agressões externas.

gel matificante etat pur

Se os problemas persistirem, apesar da tua rotina de cuidados de pele, não hesites em marcar uma consulta com um dermatologista.