O Meu Carrinho 0
0,00 €
  • QUESTÕES? CONTACTA-NOS VIA FORMULÁRIO
  • PAGAMENTO SEGURO
  • SATISFAÇÃO OU REEMBOLSO POR 30 DIAS

Os efeitos do sol sobre a pele

11 Abril, 2022

Os efeitos do sol sobre a pele

Como age o sol sobre a nossa pele e quais são as melhores dicas para evitar os seus efeitos nocivos? Alimentação, cosmética, proteção anti-UV e cuidados específicos, descubre a rotina solar para a tua pele!

Quais são os efeitos do sol sobre a pele?

O sol é um amigo que esperamos durante todo o ano, mas que também nos pode prejudicar se abusarmos dele. Conhecer os efeitos que os raios de sol podem ter na nossa pele ajudar-nos-á a desfrutá-lo ao máximo, em segurança.

O sol, um bem de beleza

O sol é indispensável para sintetizar naturalmente a vitamina D, algo que o nosso organismo não conseguiria fazer por si só. É apenas necessário passar um quarto de hora num terraço ao sol com os braços descobertos para produzir a sua dose diária de vitamina D. O que é que isso nos oferece? Um sistema imunitário mais resistente contra as doenças, uma proteção contra certos tipos de cancros e patologias cardíacas, torna os ossos e músculos mais fortes. É evidente que a razão para adorarmos o sol é porque ele nos faz parecer bem! Mesmo que nem todos os tipos de pele consigam obter um bronzeado dourado ideal, ele reaviva a tez, bem como levanta o estado de espírito.

Os efeitos negativos do sol sobre a pele

Infelizmente, os efeitos do sol também podem ser muito nocivos. Os raios que nos chegam dividem-se em 2 classes de radiação ultravioleta:

  • Os raios UVA que penetram a nossa pele em profundidade e são responsáveis pelo envelhecimento acelerado da pele (manchas, rugas…);
  • Os raios UVB que permanecem na superfície e podem queimar a pele. Estes são responsáveis pelas queimaduras solares e pelos cancros.

Os banhos de sol sem proteção expõem-nos ao risco de queimaduras da pele mais ou menos graves e extensas: queimaduras solares. São estas queimaduras repetidas que provocam o desenvolvimento de células cutâneas anormais, que darão origem ao melanoma maligno, ou cancro da pele.

Mas o sol também desempenha um papel no processo de envelhecimento da nossa pele. Os raios ultravioletas oxidam as células, que por sua vez libertam os radicais livres à medida que se reparam. Estes radicais livres podem “contaminar” as células saudáveis e danificá-las.

Quando se tornam demasiado numerosos, estamos a falar de stress oxidativo, um acelerador do envelhecimento da pele!

Por fim, o sol pode causar problemas de hiperpigmentação. Nas mulheres grávidas, falamos da máscara de gravidez ou melasma: o cocktail solar e as hormonas fazem aparecer manchas castanhas na testa, no nariz e acima da boca. Mas estas manchas podem também aparecer fora da gravidez. É também conhecido como lentigo, que ocorre:

  • Devido à idade e a uma diminuição de produção de melanócitos, que depois produzem a melanina de forma pouco uniforme: áreas despigmentada e pequenas manchas castanhas;
  • Nas peles negras, os melanócitos têm tendência a produzir melanina em excesso, dando origem a zonas mais acastanhadas do que outras;
  • Devido a um tratamento hormonal (transição de género, cancro hormonal…).

Como preparar a tua pele para o sol?

Para tirar o máximo proveito das férias de Verão ou de desportos de Inverno sem sofrer os efeitos secundários do sol sobre a tua pele, precisas de te preparar! Sim, mas como?

Antes da exposição

Algumas semanas antes de deitares a tua toalha na praia, podes introduzir mais fruta e vegetais ricos em vitamina C e antioxidantes. Uma solução simples de o fazer: coloca vegetais e frutas coloridos no teu prato! A vitamina C diminui o risco de aparecimento de manchas castanhas, enquanto os antioxidantes limitarão a produção de radicais livres. O sol, portante, deixará a tua pele uniforme e suave!

ativos puros antioxidantes

Durante o Verão

Os essenciais ao expor a sua pele aos raios UV: proteção e hidratação!

  • Expõe-te às horas de menos calor, de manhã ou ao final da tarde, e privilegia a sombra em detrimento do sol pleno;
  • Aplica frequentemente proteção solar mesmo que se encontre à sombra ou mesmo que o céu esteja nublado, porque os raios UV podem chegar até ti!
  • Escolhe um protetor solar adequado. Se a tua pele é clara ou se estiver em risco de desenvolver hiperpigmentação, o FPS 50+ é vivamente aconselhado. Se o teu fototipo permitir uma exposição mais prolongada (pele intermédia ou escura), podes optar por um protetor solar de proteção alta ou média.
  • Finalmente, contra os efeitos secantes e desidratantes do sol, não dispenses a hidratação seja qual for a circunstância: depois do teu duche, aplica sempre uma loção hidratante para o corpo e um creme hidratante para o rosto.

Corrigir os danos solares da pele

Se as manchas castanhas já se encontrarem presentes, confia a tua pele num ingrediente ativo dedicado ao cuidado da hiperpigmentação: a glabridina. Este extrato de raiz de alcaçuz tem um efeito clareador. Durante o outono, quando o sol é menos intenso, também se pode atuar sobre a uniformidade da textura da pele e eventuais manchas castanhas, fazendo um peeling de ácido glicólico. Isto permitirá a renovação da tua epiderme, provocando assim a renovação celular. Evita a exposição solar durante o período de aplicação, uma vez que o ácido glicólico é fotossensibilizante.

glabridina

 

Como fazer o teu bronzeado durar?

Se desejas apenas guardar uma recordação do teu verão na tua pele e mostrar um brilho radiante durante o máximo tempo possível, esta rotina de beleza vai ajudar a prolongar o teu bronzeado:

  • Limpa e remove a maquilhagem eficazmente e hidrata a pele de manhã e à noite;
  • Faz, uma ou duas vezes por semana, uma esfolianção suave, procedendo à aplicação de uma boa camada de creme hidratante.

Todos estes conselhos irão ajudara tornar o sol um amigo fiel!