O Meu Carrinho 0
0,00 €
  • QUESTÕES? CONTACTA-NOS VIA FORMULÁRIO
  • PAGAMENTO SEGURO
  • SATISFAÇÃO OU REEMBOLSO POR 30 DIAS

A mudança da pele ao longo das estações do ano

6 Abril, 2022

A mudança da pele ao longo das estações do ano

A pele é o único órgão do nosso corpo que se encontra em contacto direto com o exterior. É por isso que reage a cada mudança de estação e de clima. Como podemos ajudar-te a passar os solstícios e equinócios sem perder a beleza? A influência das estações sobre a pele é visível. Seca no inverno, mais oleosa no outono, desidratada no verão… Como é que podemos acompanhar a nossa epiderme consoante as estações e adaptar corretamente a nossa rotina de cuidados de pele?

A pele, um organismo protetor, mas não invulnerável

É um facto que podemos observar de ano a ano: a nossa pele muda com o tempo! Envelhece, muda sob o efeito das hormonas na adolescência, gravidez, na menopausa ou em diferentes eventos que possam acontecer na nossa vida enquanto pessoas. A pele também está sujeita aos caprichos do tempo e das mudanças de estações. Isto é bastante normal quando sabemos que uma das funções essenciais da pele é de nos proteger de agressões exteriores. No entanto, todos os escudos, mesmo os mais robustos, podem ser danificados pelas agressões dos seus adversários. Estação por estação, descobriremos os efeitos das mudanças de tempo sobre a nossa pele e os cuidados cosméticos que lhe devemos oferecer em função das agressões sofridas.

Na primavera, deixa a tua pele respirar

A primavera é uma estação intermédia em que as temperaturas são mais amenas, o clima um pouco mais húmido e o sol finalmente sai! Contudo, atenção, as variações de temperatura podem gerar desidratação:

  • Limpa cuidadosamente o teu rosto, de manhã e à noite, com um produto neutro: água micelar, leite desmaquilhante, espuma ou gel de limpeza purificante, em função das necessidades da tua pele;
  • Esquece os produtos de cuidado de pele mais ricos e adota cremes mais leves mas hidratantes;
  • Diminui a tua maquilhagem: no inverno, temos tendência a ter a mão mais pesada, especialmente para disfarçar a tez baça. Para deixar a tua pele respirar e dar-lhe uma oportunidade de se desintoxicar.

 

 

No verão, faz do sol teu amigo

Como no inverno, o verão é uma estação extrema durante a qual a pele pode ser exposta a diferentes riscos:

  • Os raios UV do sol, que favorecem o envelhecimento da pele, secam-na, desidratam-na e podem até mesmo provocar certos cancros da pele. O sol pode provocar também a aparição de manchas de pigmentação: máscara de gravidez, manches de velhice ou manchas castanhas na pele negra e mestiça.
  • É certo que o sol tem um efeito sobre a epiderme. Torna-a mais espessa, o que permite que as imperfeições permaneçam bem escondidas durante esta bela estação. Apenas para reaparecerem ainda mais belas no outono!

Como preparar a minha pele para o sol e a protegê-la corretamente?

O sol é bom para o estado de espírito e permite a síntese de vitamina D. Seria, portanto, uma pena privarmo-nos disso! Aqui encontrarás bons conselhos para obter todos os benefícios sem danificares a tua pele:

  • Algumas semanas antes de ir de férias, adota uma alimentação rica em antioxidantes e vitamina C, para tornar a tua pele mais resistente aos efeitos nocivos dos raios UVA e UVB. Também aplica antioxidantes em forma de Ativos Puros diretamente no teu rosto para potenciar a tua ação protetora: Vitamina E ou Resveratrol!
  • Também podes realizar esfoliações regulares e suaves todas as semanas: o teu bronzeado tornar-se-á ainda mais uniforme;
  • Na praia, aplica sistematicamente um protetor solar adaptado ao teu fototipo (pele bastante clara, clara, intermédia, bronzeado, negra…) e evita expor-te durante as horas de maior calor. Não te esqueças que, mesmo à sombra, podes ficar bronzeado ou até mesmo adquirir queimaduras solares!
  • Após a exposição, toma banho de chuveiro para retirar a areia, o sal do mar e os resíduos de protetor que possam existir. Limpa também o teu rosto, e hidrata-o, assim como o teu corpo. E não te esqueças de beber muita água para evitar a desidratação.

 

 

No outono, reequilibra a tua pele

Durante o verão, a tua pele engrossou e ganhou cor. Esta é geralmente a altura em que a achamos mais bonita! Prolonga o teu bronzeado e todos os efeitos positivos do sol, limitando, ao mesmo tempo, o famoso efeito ricochete. Com os raios UVs mais fracos, a camada córnea da epiderme já não necessita de ser tão espessa para se proteger. A pele torna-se mais fina, o que poderá realçar as imperfeições que se encontravam escondidas:

  • Se a tua pele se tornar mais oleosa, brilhante e com imperfeições a aparecer, deves adotar uma rotina de beleza purificante: limpeza e hidratação no quotidiano, esfoliação e uma máscara purificante uma a duas vezes por semana;
  • O sol fez com que aparecessem rugas ao redor dos teus olhos? Investe num tratamento de contorno de olhos concebido para as necessidades específicas desta pequena área da pele
  • Para contornar o envelhecimento causado pelos raios UV que podem levar a manchas no rosto, na zona do decote ou até mesmo nas mãos, considera a Glabridina puramente ativa.

 

 

No inverno, nutre e hidrata o teu rosto

O inverno é uma estação complicada para a nossa pele. Ela é atacada por diferentes fatores ambientais:

  • O frio fragiliza o filme hidrolipídico. Consequências: a proteção da pele é menos eficaz, a epiderme fica seca, sensível e reativa. Além disso, a sensação de sede que é menor no inverno, faz com que tenhamos menos tendência para beber menos água: o nosso rosto fica desidratado;
  • A poluição, consequência do nosso estilo de vida bastante urbano nesta estação fria, provoca numerosos inconvenientes que podem acentuar os efeitos do frio: secura cutânea, sensibilidade, envelhecimento prematuro, desidratação;
  • Por fim, as mudanças de temperaturas colocam o rosto à prova e exacerbam os problemas de pele. Ainda mais se colocarmos o aquecimento de forma contínua e alta!

 

Como tratar da minha pele seca e baça no inverno?

  • Modifica, se necessário, a tua rotina de limpeza ao adotar produtos suaves (leite desmaquilhante por exemplo) com um pH próximo ao da pele;
  • Escolhe um creme hidratante mais nutritivo do que o habitual, se detetares sinais de pele mais seca. Se sofreres de desidratação severa, opta por um ingrediente ativo como o Aloe Vera.
  • Para diminuir o cansaço do teu rosto causado pelo stress e pela falta de luz, podes fazer um peeling químico à base de ácido cítrico que renovará o estrato córneo da pele e estimulará a renovação celular.