O Meu Carrinho 0
0,00 €
  • QUESTÕES? CONTACTA-NOS VIA FORMULÁRIO
  • PAGAMENTO SEGURO
  • SATISFAÇÃO OU REEMBOLSO POR 30 DIAS

Acne em Adultos

26 Julho, 2020

Acne em Adultos

Pontos negros, borbulhas e outras imperfeições

O QUE É ACNE EM ADULTOS?

A acne em adulto afeta cerca de 40% das mulheres e 10% dos homens. Tal como na adolescência, em adulto a produção excessiva de oleosidade também obstrui os poros, infetando e formando pontos negros, borbulhas e outras imperfeições comuns na acne.

Ao contrário do que se pensa, a acne em adultos não é uma recorrência crónica da acne da adolescência. Pode ser uma continuidade da acne da adolescência que se estende na idade adulta ou uma forma de acne iniciada na idade adulta e que requer em tratamento específico.

Assim, 34% das mulheres adultas que sofrem de acne (definida como a presença de mais de 6 borbulhas) não sofreram de acne numa idade mais jovem.

CAUSAS E SINTOMAS DA ACNE EM ADULTOS

As causas do aparecimento de acne em adultos ainda não são totalmente compreendidas. No entanto, as pesquisas científicas mais recentes na área destacam uma série de fatores relacionados com desenvolvimento deste problema de pele.

Em primeiro lugar, parece que os genes estão relacionados: como a produção de oleosidade é controlada por hormonas sexuais, é possível herdar um desequilíbrio dessa produção dos pais. Da mesma maneira que é possível herdar a pele seca, por exemplo.

Adultos com acne têm normalmente borbulhas na parte inferior da face, no queixo, na região submaxilar e, às vezes, no peito ou nas costas.

Nas mulheres, os ciclos menstruais podem também estar relacionados. Pouco antes da menstruação, a atividade das glândulas sebáceas (glândulas que produzem oleosidade) é estimulada pela produção de uma hormona feminina chamado progesterona. Borbulhas profundas e sensíveis podem aparecer localmente.

Por último, a acne em adulto também pode estar relacionada com certos medicamentos, como corticosteróides, uma rotina inadequada de beleza e/ou uso inadequado de certos produtos cosméticos.

EXISTE ALGUMA SOLUÇÃO EFICAZ PARA A ACNE EM ADULTOS?

Geralmente, os tratamentos prescritos pelos dermatologistas para combater a acne adulta são locais: por exemplo, cremes anti-acne para aplicar antes de ir dormir. No entanto, é essencial combinar hidratantes ou produtos nutritivos para compensar a secura causada por este tipo de tratamentos.

Em casos graves, é importante consultar o seu dermatologista. O médio poderá, se necessário, prescrever antibióticos para limitar a propagação das bactérias que causam acne.

Por fim, o estilo de vida e a higiene também podem estar relacionados com o aparecimento da acne em adultos. Alimentos e stress são outros fatores.