O Meu Carrinho 0
0,00 €
  • QUESTÕES? CONTACTA-NOS VIA FORMULÁRIO
  • PAGAMENTO SEGURO
  • SATISFAÇÃO OU REEMBOLSO POR 30 DIAS

Acne na adolescência

14 Agosto, 2020

Acne na adolescência

Hormonas e imperfeições

O QUE É A ACNE JUVENIL OU ACNE NA ADOLESCÊNCIA?

A acne é uma doença de pele que afeta principalmente os jovens na época da puberdade.

A idade média para o aparecimento de acne é de 12 anos para as meninas (geralmente na época da menstruação ou logo após) e de 13 anos para os meninos. Cerca de 70 a 95% dos jovens são afetados.

Na maioria dos casos, a acne resolve-se sozinha entre 18 e 25 anos de idade. As glândulas sebáceas (responsáveis ​​pela produção e regulação do sebo) estão inativas durante a infância e "acordam" no momento da puberdade.

É durante este período que o metabolismo sofre variações hormonais consideráveis, causando um aumento de produção de sebo (oleosidade). Os poros da pele, nesta altura são muito finos e ficam facilmente "entupidos", causando infecção bacteriana e acne juvenil.

DESENVOLVIMENTO DA ACNE JUVENIL

O aparecimento e desenvolvimento da acne juvenil baseia-se em quatro fases principais:

  1. Produção excessiva de sebo: o sebo acumula-se e obstrui os poros da pele, causando pontos negros e borbulhas da acne,
  2. Descamação anormal da epiderme, resultando num aumento de espessura da superfície da pele,
  3. Profileração bacteriana: o propionibacterium acnes (bactérias específicas da acne) desenvolve-se e infeta os poros,
  4. Reações inflamatórias: ao combater a infecção, o sistema imunitário origina vermelhidão e pequenos inchaços nas áreas infectadas.

TRATAMENTO DA ACNE JUVENIL

Cada pessoa é, por natureza, diferente e única, portanto, o tratamento da acne varia de acordo com as expectativas e a percepção de cada uma, mas também com a evolução e a gravidade da acne.
A acne juvenil pode ser fonte de ansiedade social e da diminuição da auto-estima, levando ao aparecimento de certas formas de stress mais ou menos graves.

Dependendo da gravidade da acne, os dermatologistas podem recomendar ou prescrever diferentes tratamentos:

  • Tratamentos tópicos: cremes (sujeitos ou não sujeitos a receita médica) para serem aplicados diretamente na pele
  • Tratamento com antibiótico: se os tratamentos tópicos não forem suficientes, os dermatologistas prescrevem antibióticos orais
  • Tratamentos com isotretinoína: são sujeitos a receita médica e devem ser feitos apenas em casos de acne grave.

Para além destes tratamentos dermatológicos, será essencial preservar e fortalecer a barreira protetora da superfície da pele, hidratando e nutrindo a pele e mitigando o efeito de secura da pele dos tratamentos.

Bons conselhos para compartilhar com os amigos: A rotina Etat Pur adaptada à vida e à pele dos adolescentes - simples, rápida e eficaz:

  • Limpar e/ou desmaquilhar: de manhã e de noite, sem agredir a pele. Remover toda a oleosidade da pele tem um efeito contraproducente, dando origem ao aumento da produção de oleosidade.
    O Gel de Limpeza Purificante é perfeito para limpar e purificar a pele de maneira eficaz, preservando a película protetora da superfície da pele. Em segundos, a pele fica com uma aparência mais saudável, fresca e limpa.

Combater as imperfeições da acne.

A Etat Pur desenvolveu tratamentos ultra concentrados, os Puros Ativos, que agem de forma eficaz e direcionada, graças ao sistema de difusão patenteado IN-SKIN.

Em funções das suas preocupações:

É possível aplicar até 3 Ativos Puros um após o outro (não os mistures).

Hidratar a pele, de manhã e à noite, independentemente do teu tipo de pele.

Hidratar a pele é um gesto essencial para mantê-la saudável. Uma pele bem hidratada será mais uniforme, mais radiante e envelhecerá menos rapidamente.

A Etat Pur desenvolveu Hidratantes Biomiméticos adaptados às necessidades nutricionais diárias de cada tipo de pele:

Recomendações a serem lembradas:

  • Lava sempre bem as mãos antes de tocares no teu rosto.
  • Não espremas as suas borbulhas e pontos negros. Cuidado, este gesto, que pode parecer inofensivo, deve ser evitado de modo a que não apareçam a longo prazo verdadeiras cicatrizes de acne.
  • Aplica protetor solar todas as manhãs para evitar o aparecimento de manchas da idade associadas a cicatrizes de borbulhas.
  • Evita maquilhagem oclusiva contendo ingredientes comedogénicos que promovem o aparecimento de imperfeições.
  • Lava/limpa frequentemente os acessórios que possam estar em contacto com a pele do rosto como acessórios de maquilhagem, fronhas, telefones, telemóveis, etc.