Utilizamos cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. To comply with the new e-Privacy directive, we need to ask for your consent to set the cookies. Saiba mais.
O creme hidratante é um dos produtos básicos de cuidado da pele, que usamos diariamente, mas também é um dos mais importantes para que possamos cuidar bem da nossa pele. Esperamos muito dela! “Como escolher O creme hidratante certo” é uma questão que a maioria de nós se coloca, especialmente quando confrontados com uma abundância de produtos cosméticos. Contudo, para adotar o creme que corresponde às nossas necessidades, precisamos de começar com uma pergunta diferente: do que é que a minha pele precisa atualmente?
Um hidratante para uma vida inteira?
É uma ideia firmemente defendida: uma vez ultrapassada a adolescência e os seus problemas de pele transitórios, manteremos o tipo de pele, e, portanto, o uso do mesmo hidratante.
Na realidade, a pele muda ao longo dos anos, com as estações, as alterações hormonais e até eventos da vida. Pode ser sensível ao stress ou à poluição excessiva. Ou, pelo contrário, a pele pode parecer mais bela porque adotou uma dieta rica em vitaminas e minerais.
Assim, ao escolheres um creme hidratante, é necessário considerares o estado da tua pele e a forma como esta reage ao ambiente. A pele seca pode tornar-se mais sensível com o tempo, enquanto a pele mista pode recuperar o seu equilíbrio, ou tornar-se reativa ou até mais oleosa… É por isso que aconselhamos a perguntar o que vês ou o que sentes no teu rosto (sensação de aperto, brilho, vermelhidão, imperfeições…) ou, para tirares as dúvidas, aconselhamos a realizares um diagnóstico de pele.
Qual o hidratante mais indicado para mim?
A escolha mais importante é o equilíbrio entre a hidratação e a nutrição. Todos os tipos de pele devem ser hidratados, mesmo sendo ela oleosa! Por outro lado, o nível de nutrição fornecido através do hidratante deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele. O princípio é simples: quanto mais parecido for o creme a um bálsamo, mais rico será em gordura, e portanto, nutritivo.
- A pele seca adotará uma textura de creme mais aveludada: o creme rico hidratante para a pele seca e/ou madura, enriquecido com óleos e ceras vegetais, que satisfazem, idealmente, as elevadas necessidades nutricionais deste tipo de pele.
- A pele normal ou sensível selecionará, em função das suas necessidades, o Creme Ligeiro ou o Creme Fundente. O primeiro oferece uma solução hidratante e que reequilibra a pele, o segundo, serve mais como calmante, adequando a todos os tipos de pele.
- Finalmente o Gel Matificante, formulado à base de sulfato de cobre, é especificamente concebido para equilibrar a pele oleosa ou mista. Responde às necessidades de hidratação, purificando e matificando a pele, ao mesmo tempo.
Um pequeno esclarecimento para os homens: a tua pele é mais espessa e tende a ser mais oleosa, pelo que produz mais sebo do que a pele das mulheres. Num modo geral, no grupo etário dos 20-40 anos, a maioria dos homens tem uma pele mista que ficará particularmente satisfeita com o nosso Creme Hidrante Ligeiro ou o Gel Matificante.
A nossa pele muda com as estações do ano, com o tempo, e com o nosso estilo de vida: lembra-te de adaptar o teu creme hidrante às tuas necessidades reais.