Utilizamos cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. To comply with the new e-Privacy directive, we need to ask for your consent to set the cookies. Saiba mais.
Desporto e a desidratação da pele
A pele desidratada e o desporto estão frequentemente ligados, razão pela qual é essencial não te esqueceres de cuidar de ti após o exercício físico. Sim, o desporto é excelente, mas nem sempre gentil para com a tua pele. A transpiração e o calor que se acumulam no teu corpo podem causar desidratação, o que é perfeitamente normal, mas há algo a ter em conta! Então como se cuida da pele antes, durante e depois do exercício?
Qual é a ligação entre o desporto e a pele desidratada?
Tal como os nossos músculos, após uma boa sessão no ginásio ou uma corrida ao ar livre, a nossa pele precisa de recuperar. Porquê? Simplesmente porque perdeu, portanto, muitas das suas reservas de água! Este fenómeno é devido ao papel metabólico da pele, que desencadeia a transpiração para regular a temperatura interna.
Como resultado, depois do desporto, a pele fica desidratada. O que fazer a este respeito? Adotar uma rotina de beleza para a pele dedicada à tua prática desportiva, incluindo alguns bons hábitos antes, durante e após o esforço.
Antes do desporto: evitar o uso de maquilhagem
Primeiro passo: encorajar o fluxo natural da transpiração através dos poros da epiderme. De facto, se a transpiração não conseguir libertar corretamente, é provável que cause vermelhidão e inflamação.
Os desportistas são aconselhados a ir para o treino com a pele o mais limpa possível e com o rosto sem maquilhagem. Se vais praticar desporto logo a seguir ao trabalho, podes levar um desmaquilhante, que não necessita de enxaguamento, para retirares a maquilhagem nos balneários.
Durante o desporto: bebida!
A água potável continua a ser a forma mais eficaz para evitar a desidratação. Estes poucos golos tomados regularmente durante o treino permitem que o teu corpo reconstitua as suas reservas. Desta forma, o suor não causará tanta desidratação. Adotar também uma roupa que permita a transpiração: tecidos técnicos respiráveis, não demasiado junto ao corpo.
Depois do desporto: limpar e hidratar
Aconselhamos também a tirares a tua roupa desportiva o mais rápido possível, após a tua sessão, para que a pele possa suar sem obstáculos. Não estará na hora de tomar um duche? Tomar banho depois do desporto é uma obrigação, não só para te livrares do suor e do sebo que poderia entupir os poros, mas também para começares a cuidar da pele com o gel de duche ou sabonete mais suave possível. Se tiveres um pouco mais de tempo, limpa o teu rosto com um produto específico e amigo da pele, como uma espuma de limpeza. A hidratação é essencial, uma vez que a transpiração resulta na perda de água. Com o teu rosto completamente limpo e seco, aplica um creme hidratante, rico em nutrientes se tiveres pele seca, e mais leve, se a tua pele estiver oleosa. Por fim, não te esqueças da tua loção corporal hidratante, para ser aplicada com massagens com o objetivo de relaxar os músculos stressados pelo exercício físico e para suavizar a pele.
E em caso de esforço intenso?
Estás a preparar-te para uma maratona? O teu rosto também precisa de fazer um treino! De facto, um esforço físico particularmente pesado ou invulgar causa a libertação de uma grande quantidade de radicais livres, tanto em homens como em mulheres. O stress oxidativo resultante causa danos tanto nos músculos como nas células cutâneas. Para restabelecer o equilíbrio entre os radicais livres e antioxidantes, podes dar um impulso à tua pele. Aplicar a vitamina E como ingrediente ativo puro na pele todos os dias, algumas semanas antes e especialmente depois da competição. É assim que se ganha a medalha de ouro para a pele mais hidratada!