O Meu Carrinho 0
0,00 €
  • QUESTÕES? CONTACTA-NOS VIA FORMULÁRIO
  • PAGAMENTO SEGURO
  • SATISFAÇÃO OU REEMBOLSO POR 30 DIAS

O Sol e as Rugas

28 Fevereiro, 2022

O Sol e as Rugas

Quais são as consequências para a pele de uma exposição solar excessiva?

Segundo numerosos estudos, 80% dos sinais de envelhecimento são devido à excessiva exposição ao sol. Este envelhecimento prematuro associado à radiação UV é caracterizado por rugas profundas, flacidez da pele, manchas de pigmentação, desidratação e enfraquecimento dos vasos sanguíneos.

SOL: AMIGO OU INIMIGO?

O sol é frequentemente apontado como um perigo para a nossa pele. Em particular, fala-se do envelhecimento prematuro da pele devido ao sol. No entanto, deve ser lembrado que antes de cavar os seus sulcos na nossa pele, o sol é, acima de tudo, indispensável à nossa saúde e beleza:

  • Indispensável uma vez que nos ajuda a sintetizar a vitamina D, um componente essencial do nosso corpo.
  • Mas também estimula a produção de melanina (pigmento responsável pela coloração da pele), a primeira defesa contra a agressão UV. Sim, o sol ajuda-nos a proteger-nos… do sol!
  • Quando nos expomos ao sol, aumentamos a nossa produção de melatonina, uma hormona que nos permite perceber melhor o desejo de dormir quando a luz diminui. E quem diz longas noites de sono, diz pele resplandecente pela manhã!
  • E depois o sol é bom para o estado de espírito!

 

No entanto, é inegável que a exposição excessiva ou desprotegida dos raios UV implica riscos para a nossa pele:

  • Provoca queimaduras solares, que podem causar danos irreversíveis e invisíveis;
  • Quanto mais nos expomos, mais nos arriscamos a desenvolver aquelas famosas rugas solares, causadas pelo stress oxidativo e pela secagem da pele gerada pelos raios UV;
  • Em alguns casos, o sol pode mesmo causar cancros da pele, tais como o melanoma ou o carcinoma.

PORQUE É QUE A PELE ENVELHECE MAIS RAPIDAMENTE COM A EXPOSIÇÃO SOLAR?

O sol emite raios ultravioletas do tipo UVA e UVB.

Os UVA são os mais perigosos, pois chega até nós em maior número e penetra profundamente na pele. Provocam a formação de radicais livres, moléculas capazes de danificar as fibras de colagénio e elastina. Progressivamente, a pele perde a sua firmeza e as rugas aparecem devido ao sol. Com o tempo, os raios UVA podem mesmo provocar mutações no ADN de certas células: é assim que se desenvolvem os cancros da pele.

Quanto aos raios UVB não são totalmente inocentes: a sua ação na superfície da pele estimula a reprodução de células e provoca a reação inflamatória (queimadura solar). A pele engrossa, o que é útil no verão, quando o sol brilha, porque a nossa barreira cutânea é mais resistente. Mas quando chega o outono, esta pele mais espessa torna a tez baça e traz pequenas borbulhas

COMO EVITAR O ENVELHECIMENTO PREMATURO E OS DANOS DA PELE CAUSADOS PELOS RAIOS UV?

Protetor solar em todos os casos! Mesmo nas férias, quando a tua pele já ganhou uma tonalidade dourada, a proteção UV é incontornável.

protetor solar no inverno

Também podes reforçar a proteção natural da pele ao utilizar vitamina E na sua forma ativo puro. É um poderoso antioxidante que protege contra os radicais livres na pele, e portanto, contra o seu envelhecimento. E não te esqueças de usar uma proteção solar apropriada se estiveres exposto ao sol.

 

Desta forma, podes acolher a chegada do sol com alegria e desfrutar dos seus benefícios durante todo o ano!

 

vitamina e ativo puro