Utilizamos cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. To comply with the new e-Privacy directive, we need to ask for your consent to set the cookies. Saiba mais.
Quais são causas e possíveis soluções?
A desidratação pode afetar todos os tipos de pele, oleosa, seca, sensível ou não. Descobre as características da pele desidratada e as soluções a serem adotadas para deixar rapidamente a pele radiante, confortável e flexível!
O QUE É UMA PELE DESIDRATADA?
Ao contrário da pele seca, continuamente sem lipídios e exigindo um grande aporte de nutrientes ricos e gordurosos (óleos, manteigas, etc.), a pele desidratada tem falta de água e, essencialmente, precisa dos chamados ingredientes de "captura de água" para recuperar a sua flexibilidade e conforto.
As principais características da pele desidratada são rigidez, desconforto, linhas finas de desidratação e uma pele mais opaca.
A pele é composta por 70% de água, sendo por isso essencial para a boa saúde e o bom funcionamento da pele. Ao nível da camada superior da epiderme (estrato córneo), a pele contém entre 12 e 16% de água. Quando a água na epiderme é inferior a 10%, a pele fica desconfortável e repuxa. Nesse caso estamos perante um estado de desidratação.
PORQUE A PELE DESIDRATA?
A água presente nos tecidos da pele desempenha um papel fundamental. Ele move-se da derme para a superfície da pele, passando pelas diferentes camadas no seu caminho. Este fluxo de água através da pele é chamado de Perda Insensível de Água (PIA).
Na superfície da pele, temos uma função de barreira fornecida pelo estrato córneo (camada mais externa da pele e em contato direto com o exterior) e pelo filme hidrolipídico.
Esta barreira permite garantir a impermeabilidade da pele, mantendo-a hidratada e protegendo-a das agressões ambientais (variações climáticas, agressões bacterianas ou químicas ...).
Infelizmente, às vezes esta barreira superficial altera-se temporariamente. A pele torna-se mais permeável, levando ao aumento da evaporação da água da pele desidratada.
A pele seca e sensível possui naturalmente uma barreira de qualidade inferior. Estes tipos de pele são, portanto, mais propensos à desidratação.
QUAIS SÃO OS FATORES RESPONSÁVEIS PELA DESIDRATAÇÃO?
Embora a água evapore natural e regularmente, as condições climáticas e ambientais podem acentuar esse fenómeno: frio, inverno, vento, poluição, ambiente seco...
O frio, por exemplo, promove a contração dos vasos sanguíneos, causando uma diminuição na microcirculação. A quantidade de água fornecida pelo sangue é, portanto, reduzida e a pele perde gradualmente a sua hidratação. Ao mesmo tempo, quanto mais a temperatura ambiental dimimui, menos sebo (oleosidade) produz a pele. A parte lipídica do filme protetor de superfície da pele esgota-se e danifica-se.
Outros fatores que afetam a qualidade da barreira superficial:
- Fatores externos: tabaco ou álcool consumidos regularmente
- Produtos cosméticos inadequados ou potencialmente agressivos
- Certos tratamentos medicamentosos (por exemplo, para a acne ou colesterol)
- Tipo de pele: seca ou sensível
COMO SABER SE A TUA PELE ESTÁ DESIDRATADA OU NÃO?
A pele desidratada geralmente não possui flexibilidade, elasticidade e brilho. Podes sentir desconforto e sensações de aperto: ao acordar, após a limpeza ou durante o dia.
Podem aparecer linhas finas de desidratação, especialmente ao redor da área dos olhos (área particularmente fina) e, em geral, as rugas são mais acentuadas.
QUE SOLUÇÕES ADOTAR DIARIAMENTE?Para preservar a pele saudável e mantê-la hidratada, existem dois gestos indespensáveis:
No caso de pele muito desidratada, a escolha de um creme mais rico e nutritivo pode ser uma boa solução, principalmente à noite. Encontra o hidratante certo para o teu tipo de pele:
|
É BOM SABERPara prevenir e limitar a desidratação, aqui estão algumas dicas de especialista a seguir:
|
PONTUALMENTE
Mesmo a fazer uma rotina adequada dia após dia, a pele às vezes pode apresentar disfunções ocasionais que devem ser tratadas com produtos direcionados e eficazes.
Os Ativos Puros são ingredientes ativos selecionados pela sua eficácia cientificamente comprovada e concentrados na dose eficaz.
Exclusivos em cosméticos, os Ativos Puros são produtos ultra poderosos para a pele e que podem ser aplicados antes do creme hidratante para atuar onde a pele precisar.
HIDRATA INTENSAMENTE A SUA PELEO Aloé Vera Ativo Puro oferece todos os benefícios hidratantes do Aloe Vera numa concentração sem precedentes em cosméticos. Hidratante, regenerador e calmante, o Aloe Vera promove imediatamente a reparação dos tecidos e acalma a pele. Para o tratamento da pele com falta de água, recomendamos a aplicação deste Ativo Puro, durante 3 semanas no mínimo, de manhã e à noite. |