O Meu Carrinho 0
0,00 €
  • QUESTÕES? CONTACTA-NOS VIA FORMULÁRIO
  • PAGAMENTO SEGURO
  • SATISFAÇÃO OU REEMBOLSO POR 30 DIAS

Pele Desidratada

14 Agosto, 2020

Pele Desidratada

Quais são causas e possíveis soluções?

A desidratação pode afetar todos os tipos de pele, oleosa, seca, sensível ou não. Descobre as características da pele desidratada e as soluções a serem adotadas para deixar rapidamente a pele radiante, confortável e flexível!

O QUE É UMA PELE DESIDRATADA?

Ao contrário da pele seca, continuamente sem lipídios e exigindo um grande aporte de nutrientes ricos e gordurosos (óleos, manteigas, etc.), a pele desidratada tem falta de água e, essencialmente, precisa dos chamados ingredientes de "captura de água" para recuperar a sua flexibilidade e conforto.

As principais características da pele desidratada são rigidez, desconforto, linhas finas de desidratação e uma pele mais opaca.

A pele é composta por 70% de água, sendo por isso essencial para a boa saúde e o bom funcionamento da pele. Ao nível da camada superior da epiderme (estrato córneo), a pele contém entre 12 e 16% de água. Quando a água na epiderme é inferior a 10%, a pele fica desconfortável e repuxa. Nesse caso estamos perante um estado de desidratação.

PORQUE A PELE DESIDRATA?

A água presente nos tecidos da pele desempenha um papel fundamental. Ele move-se da derme para a superfície da pele, passando pelas diferentes camadas no seu caminho. Este fluxo de água através da pele é chamado de Perda Insensível de Água (PIA).

Na superfície da pele, temos uma função de barreira fornecida pelo estrato córneo (camada mais externa da pele e em contato direto com o exterior) e pelo filme hidrolipídico.

Esta barreira permite garantir a impermeabilidade da pele, mantendo-a hidratada e protegendo-a das agressões ambientais (variações climáticas, agressões bacterianas ou químicas ...).
Infelizmente, às vezes esta barreira superficial altera-se temporariamente. A pele torna-se mais permeável, levando ao aumento da evaporação da água da pele desidratada.

A pele seca e sensível possui naturalmente uma barreira de qualidade inferior. Estes tipos de pele são, portanto, mais propensos à desidratação.

QUAIS SÃO OS FATORES RESPONSÁVEIS PELA DESIDRATAÇÃO?

Embora a água evapore natural e regularmente, as condições climáticas e ambientais podem acentuar esse fenómeno: frio, inverno, vento, poluição, ambiente seco...

O frio, por exemplo, promove a contração dos vasos sanguíneos, causando uma diminuição na microcirculação. A quantidade de água fornecida pelo sangue é, portanto, reduzida e a pele perde gradualmente a sua hidratação. Ao mesmo tempo, quanto mais a temperatura ambiental dimimui, menos sebo (oleosidade) produz a pele. A parte lipídica do filme protetor de superfície da pele esgota-se e danifica-se.

Outros fatores que afetam a qualidade da barreira superficial:

  • Fatores externos: tabaco ou álcool consumidos regularmente
  • Produtos cosméticos inadequados ou potencialmente agressivos
  • Certos tratamentos medicamentosos (por exemplo, para a acne ou colesterol)
  • Tipo de pele: seca ou sensível

COMO SABER SE A TUA PELE ESTÁ DESIDRATADA OU NÃO?

A pele desidratada geralmente não possui flexibilidade, elasticidade e brilho. Podes sentir desconforto e sensações de aperto: ao acordar, após a limpeza ou durante o dia.

Podem aparecer linhas finas de desidratação, especialmente ao redor da área dos olhos (área particularmente fina) e, em geral, as rugas são mais acentuadas.

Pele Desidratada

QUE SOLUÇÕES ADOTAR DIARIAMENTE?

Para preservar a pele saudável e mantê-la hidratada, existem dois gestos indespensáveis:

  • Limpeza: a limpeza cuidadosa da pele elimina todas as impurezas, a maquilhagem e os poluentes acumulados durante o dia, que acabam por sufocar a pele, enfraquecer a sua barreira superficial e promover a sua desidratação se não forem retirados da pele. O Leite Desmaquilhante com pH Suave é perfeito para limpar e remover suavemente a maquilhagem da pele desidratada, sem a agredir. Além dos seus suaves agentes de limpeza, este leite é enriquecido com óleos de soja, azeitona e girassol, em perfeita afinidade com a pele, que fortalecem a barreira da superfície e restauram o conforto.
  • Para preservar o filme hidrolipídico, a pele precisa ser hidratada diariamente com um hidratante adaptado às suas necessidades. Dependendo do tipo de pele, a textura do creme varia de ligeiro (para pele mista a oleosa) a mais rico e cremoso (para a pele seca).

No caso de pele muito desidratada, a escolha de um creme mais rico e nutritivo pode ser uma boa solução, principalmente à noite.

Encontra o hidratante certo para o teu tipo de pele:

É BOM SABER

Para prevenir e limitar a desidratação, aqui estão algumas dicas de especialista a seguir:

  • Evita ingredientes cosméticos potencialmente agressivos que alterem a barreira da superfície da pele (filtros químicos, fenoxietanol, PEG, silicones, Sodium laureth sulfate);
  • Ao aplicar cosméticos, massaja a pele para promover a microcirculação e, assim, o transporte de água (que se encontra no sangue) para as células;
  • Bebe muita água e come muitas frutas e legumes para promover a hidratação da pele. A ingestão de água é feita essencialmente por alimentos e, principalmente, por frutas e legumes com grande percetagem de água (pepino, espinafre, tomate, laranja, melão ...);
  • Limita o sal na tua alimentação, uma vez que tende a reter água e limitar sua difusão no organismo.
pele desidratada

PONTUALMENTE

Mesmo a fazer uma rotina adequada dia após dia, a pele às vezes pode apresentar disfunções ocasionais que devem ser tratadas com produtos direcionados e eficazes.
Os Ativos Puros são ingredientes ativos selecionados pela sua eficácia cientificamente comprovada e concentrados na dose eficaz.

Exclusivos em cosméticos, os Ativos Puros são produtos ultra poderosos para a pele e que podem ser aplicados antes do creme hidratante para atuar onde a pele precisar.

Aloé Vera

HIDRATA INTENSAMENTE A SUA PELE

O Aloé Vera Ativo Puro oferece todos os benefícios hidratantes do Aloe Vera numa concentração sem precedentes em cosméticos.

Hidratante, regenerador e calmante, o Aloe Vera promove imediatamente a reparação dos tecidos e acalma a pele.

Para o tratamento da pele com falta de água, recomendamos a aplicação deste Ativo Puro, durante 3 semanas no mínimo, de manhã e à noite.