Utilizamos cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. To comply with the new e-Privacy directive, we need to ask for your consent to set the cookies. Saiba mais.
Mel, cera, geleira real, própolis… As colmeias estão cheias de tesouros pacientemente inventados pelas abelhas. O própolis é um exemplo notável da genialidade das abelhas. Esta substância colhida e processada por abelhas, é benéfica para a pele baça, e com tendência para a acne e pontos negros. Antisséptico e purificante, acalma e alivia-nos o desconforto da pele.
Origem do própolis
É frequente encontrar a presença de própolis em produtos de cuidado da pele ou em parafarmácias. No entanto, não é um ingrediente ativo fabricado em laboratório, mas sim uma substância natural.
A palavra própolis é formada a partir de duas palavras gregas antigas: “pro”, que significa “para a frente”, e “polis”, a cidade, porque as abelhas utilizam esta substância para tapar os buracos da colmeia e, assim, evitar a agressão externa e o desenvolvimento de bactérias ou bolor. Sim, é graças a estes insetos polinizadores que podemos colher o própolis.
O própolis é uma substância viscosa, geralmente presente nos botões das árvores que as abelhas usam para formar colmeias. Encontra-se mais frequentemente em abeto, amieiro, bétula, carvalho e especialmente choupos. Durante a colheita, as abelhas modificam esta substância, misturando-a com as suas secreções salivares. Esta resina será então utilizada como revestimento nas paredes da colmeia para a proteger de bactérias e bolores.
Antibacteriano, antiviral e antifúngico, o própolis tem sido utilizado desde a antiguidade para tratar doenças respiratórias e para promover a cicatrização de feridas. Hoje em dia, é utilizado em particular devido às suas virtudes sobre a pele. É de facto um remédio soberano contra a acne, as impurezas e a tez baça.
Como é que o própolis torna a minha pele mais bonita?
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antisséticas e mesmo antioxidantes, o própolis é agora um desses ingredientes ativos naturais sem os quais não podemos viver. É particularmente aconselhado para a tez baça, propensa a manchas e a acne.
- Purificando e limpando, o própolis é um excelente antibacteriano. A sua ação contra as imperfeições nas peles mistas e oleosas é rapidamente visível;
- O seu poder regenerador também lhe permite intervir sobre as marcas deixadas pelas borbulhas e pelos pontos negros;
- Acalma a vermelhidão e a sensação de desconforto.
Muda a tua pele com própolis
O própolis é um ingrediente ativo vegetal geralmente muito bem tolerado pela pele. Contudo, existem duas exceções conhecidas: crianças com idade inferior a 3 anos e pessoas alérgicas ao pólen.
Para todos os outros, o própolis é um cicatrizante, antibacteriano, antissético e purificante que pode mesmo ser usado no couro cabeludo.
E no rosto? O própolis é um ingrediente muito comum nas fórmulas cosméticas.
A melhor maneira de beneficiar do própolis é utilizá-lo como ativo puro, de manhã e à noite, durante pelo menos 3 semanas para beneficiar de um resultado visível e duradouro. Naturalmente, o melhor própolis para a sua pele é aquele cuja origem bio é verificada e garantida. Na Etat Pur, favorecemos os produtores orgânicos locais com própolis produzida em Auvergne.