Utilizamos cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. To comply with the new e-Privacy directive, we need to ask for your consent to set the cookies. Saiba mais.
Como combater os radicais livres e prevenir o aparecimento de rugas?
Os radicais livres são responsáveis pelo aparecimento acelerado de muitos tipos de danos na pele, resultando no aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento. Mas como é que são formados? Como agem? Como lutar contra este fenómeno de modo a proteger nossa pele? Explicamos tudo neste artigo.
DEFINIÇÃO DE RADICAIS LIVRES
Os radicais livres são moléculas muito instáveis e reativas formadas naturalmente pelo corpo humano. Para ficarem estáveis os radicais livres vão interagir e "desconstruir" as moléculas vizinhas, que por sua vez se tornam radicais livres.
No corpo estas moléculas são naturalmente neutralizadas por mecanismos de defesa e desintoxicação celular. Contudo, às vezes as agressões externas aumentam significativamente e nesse caso as células deixam de conseguir neutralizar todos os radicais livres naturalmente.
A degradação das estruturas das células da pele devido aos radicais livres ocorre em cadeia e dá origem ao envelhecimento prematuro da pele com o aparecimento de linhas finas, rugas e outros sinais de envelhecimento.
FONTES DE RADICAIS LIVRESA principal fonte de radicais livres é interna: proveniente do corpo e, mais especificamente, das próprias células. É durante a respiração celular que são formados: o oxigénio necessário para o funcionamento das células leva à produção de radicais livres. No entanto, embora o corpo esteja bem armado contra os radicais livres formados pelo próprio corpo, não tem tanta capacidade de combater os radicais livres formados em excesso pelo meio ambiente e pelo nosso estilo de vida. Outros fatores externos que também levam à formação de radicais livres:
|
IMPACTO DOS RADICAIS LIVRES NA PELE
O corpo possui mecanismos naturais de defesa para neutralizar e eliminar os radicais livres: antioxidantes naturais, como enzimas (superóxido dismutase, por exemplo), vitaminas E e C, etc.
Quando a quantidade de radicais livres é muito grande os mecanismos de defesa não têm capacidade suficiente para neutralizar todos os radicais livres. Portanto, em excesso vão degradar componentes essenciais para a manutenção da pele jovem e saudável (fibras de colagénio, elastina, ácido hialurónico, lipídios celulares, DNA, etc.).
As consequências para a pele são numerosas:
- Aceleração do envelhecimento prematuro: perda de elasticidade, tonicidade e firmeza e formação de rugas, linhas finas, manchas hiperpigmentadas
- Fotossensibilização
- Hipersensibilidade cutânea, dilatação dos vasos capilares sanguíneos, vermelhidão
- Alteração da luminosidade: pele baça e irregular.
COMO COMBATER OS RADICAIS LIVRES DE MODO A PREVENIR O ENVELHECIMENTO PREMATURO?Para compensar o excesso de radicais livres e neutralizá-los existem ingredientes anti-radicais livres como os antioxidantes. Estudos recentes mostram que o uso de ingredientes antioxidantes pode ajudar a retardar o envelhecimento da pele, limitando a degradação celular e lipídica. Polifenóis (como o resveratrol), vitamina E ou extrato de farelo de arroz são excelentes anti radicais livres, que irão ajudar a pele a neutralizar os radicais livres, prevenir e reduzir o envelhecimento prematuro. VITAMINA E: UM SUPER ANTIOXIDANTE!A vitamina E é a vitamina mais estudada no mundo científico em relação ao envelhecimento! A aplicação tópica (na pele) é 50 vezes mais eficaz que a via oral. |