O Meu Carrinho 0
0,00 €
  • QUESTÕES? CONTACTA-NOS VIA FORMULÁRIO
  • PAGAMENTO SEGURO
  • SATISFAÇÃO OU REEMBOLSO POR 30 DIAS

Tudo o que precisas de saber o retinol (vitamina A)

21 Novembro, 2022

Tudo o que precisas de saber o retinol (vitamina A)

Os super poderes do retinol contra o envelhecimento da pele

Retinol é um ingrediente ativo antirrugas, reafirmante  e regenerador derivado da vitamina A. É tão poderoso que os fabricantes de cosméticos tiveram de o adotar numa dosagem extra-light! Descobre as suas virtudes para o teu rosto.

Origem do retinol

Estabilizado pela primeira vez num creme em 1996, o retinol é agora um dos ingredientes principais em produtos cosméticos dedicados ao envelhecimento da pele.

O retinol é uma das três formas disponíveis de vitamina A. Deve o seu nome ao papel essencial que desempenha no funcionamento da nossa visão e, em particular, na capacidade da nossa retina se adaptar à escuridão. Esta forma ativa de vitamina A é encontrada naturalmente nos nossos alimentos: peixe, manteiga, ovos. O retinol é um membro da família dos retinoides, tal como a tretinoína, um medicamento prescrito por dermatologistas para a acne.

Tal como o beta-caroteno, um percursor da vitamina A encontrado em frutas e vegetais de cor alaranjada, o retinol é uma substância frequentemente utilizada em tratamentos anti-envelhecimento. Mas enquanto o beta-caroteno beneficia das suas virtudes antioxidantes, o retinol atua sobre a firmeza da nossa pele e a regeneração das células cutâneas.

Retinol, um ingrediente ativo super poderoso para a beleza e a juventude do teu rosto

O retinol é utilizado no tratamento de rugas profundas do rosto e na flacidez da pele. Existem dois benefícios principais desta molécula:

  • Uma ação reafirmante: o retinol aumenta a produção de colagénio e elastina e ativa a renovação celular. A pele recupera assim a sua firmeza e elasticidade. É também mais suave!
  • Poder antioxidante: o retinol ajuda a prevenir o envelhecimento da pele, combatendo o stress oxidativo, que é responsável pelo aparecimento das primeiras rugas.

Além disso, o retinol pode ser utilizado para melhorar o aspeto geral da pele. Na realidade reduz manchas e imperfeições no rosto.

retinol etat pur

Como utilizar o retinol como ingrediente ativo puro

Atenção, embora natural, o retinol puro é uma molécula poderosa à qual a pele se deve habituar gradualmente!

  • É fotossensibilizante: não é aconselhável expor a sua pele ao sol depois de aplicar retinol puro. É por isso que é preferível utilizá-lo à noite.
  • Nos cosméticos, é agora utilizado em concentrações muito baixas, com o intuito de evitar reações indesejáveis.

O ativo puro Retinol da Etat Pur tem uma concentração de 0,3%, ou seja, 300mg de retinol por 100g de produto. É formulado como um óleo seco, que garante a sua estabilidade e prepara o seu rosto para receber o ingrediente ativo. Como é uma fórmula sensível à luz, precisa de ser protegida numa garrafa de vidro.

retinol noite