O Meu Carrinho 0
0,00 €
  • QUESTÕES? CONTACTA-NOS VIA FORMULÁRIO
  • PAGAMENTO SEGURO
  • SATISFAÇÃO OU REEMBOLSO POR 30 DIAS

Ácido salicílico e a acne: qual é a sua eficácia?

27 Junho, 2022

Ácido salicílico e a acne: qual é a sua eficácia?

Estás cansado/a de pequenas borbulhas e pontos negros no teu rosto? O ácido salicílico é o ingrediente ativo recomendado pelos dermatologistas para recuperar uma pele lisa e purificada. Como é que funciona?

 

Para atenuar ou até mesmo eliminar a acne em adolescentes e em adultos, a composição dos produtos para esta indicação é, por vezes, tão complexa como misteriosa. No entanto, por vezes basta apenas um ingrediente ativo doseado de forma correta para fazer toda a diferença! O ácido salicílico é um BHA (beta-hidroxiácido), utilizado hoje em dia principalmente pela sua ação esfoliante. O seu poder? Elimina as células da camada córnea da pele e encoraja a sua renovação. Com poros diminuídos e uma textura de pele impecável, estamos prontos para enfrentar o espelho!

 

A origem do ácido salicílico

O ácido salicílico é um composto orgânico e membro da família BHA, os beta-hidroxiácidos. Está especialmente presente na casca do salgueiro, mas também pode ser encontrada em muitas outras plantas, tal como ulmária. No entanto, foi extraído pela primeira vez em 1853 pelo químico C. F. Gerhard, e depois por Felix Hoffmann em 1897, desta vez em forma de extrato puro.

As suas propriedades medicinais são conhecidas há muito tempo, particularmente no tratamento da febre e da dor, através de derivados de ácido salicílico (aspirina) e é também utilizado em cosméticos.

Atualmente, são de facto as suas propriedades antissépticas e esfoliantes que interessam aos especialistas da pele. Em suma, oferece uma excelente esfoliação natural, especialmente para peles oleosas e mistas, o que explica a sua presença em muitas fórmulas de produtos para borbulhas e pontos negros.

Como é que o ácido salicílico nos ajuda a recuperar a pele lisa?

O ácido salicílico é frequentemente usado para atuar no acne ou mesmo a hiperidrose, uma condição médica que causa transpiração excessiva. Este ingrediente ativo é igualmente eficaz contra os pontos negros e as borbulhas na pele causadas por inflamação.

Como é que funciona?

  • Elimina as células mortas acumuladas à superfície da pele e estimula a sua renovação;
  • Através da sua ação esfoliante, reduz as imperfeições e aperfeiçoa a textura da pele;
  • Desobstrui os poros e previne, desta forma, o aparecimento de novos pontos negros e microquistos.

O ácido salicílico é recomendado para adolescentes que sofrem de acne juvenil, mas também como parte de um tratamento contra a acne adulta.

Como utilizar o ácido salicílico como tratamento SOS?

Quando formulado com a concentração ideal de ativo (2%, a dose máxima permitida nos cosméticos), o ácido salicílico é um excelente ingrediente SOS para remediar as borbulhas e os pontos negros no rosto.

Tendo o cuidado de evitar a área dos olhos, pode ser aplicado diretamente sobre as áreas afetadas pelas imperfeições. Esperar até que seja completamente absorvido pela pele para fazer efeito e evitar combiná-lo com outros ácidos, tais como o ácido cítrico ou o ácido glicólico. Aplicar apenas de noite e no dia seguinte, aconselhamos a utilização de protetor solar.

O ácido salicílico deve ser utilizado até que haja uma melhoria visível da pele.

que interessam aos especialistas da pele. Em suma, oferece uma excelente esfoliação natural, especialmente para peles oleosas e mistas, o que explica a sua presença em muitas fórmulas de produtos para borbulhas e pontos negros.