O Meu Carrinho 0
0,00 €
  • QUESTÕES? CONTACTA-NOS VIA FORMULÁRIO
  • PAGAMENTO SEGURO
  • SATISFAÇÃO OU REEMBOLSO POR 30 DIAS

SOS pele oleosa

3 Agosto, 2022

SOS pele oleosa

A pele oleosa é uma fatalidade? Não, felizmente, e há muitos produtos de skincare que são suficientemente eficazes para o provar. Mas é preciso que esses produtos não sejam agressivos com a nossa pele, de modo a não agravar o problema.

A pele oleosa pode afetar todas as pessoas, independentemente da cor da pele, do sexo ou do momento da vida. A partir da adolescência, torna-se mesmo o tipo de pele mais comum e pode causar certos inconvenientes com os quais tanto homens como mulheres lutam! Como controlar o excesso de oleosidade, qual o produto de limpeza, qual o cuidado a adotar? Abrimos o nosso kit de primeiros socorros para si!

Por que temos pele oleosa?

As glândulas sebáceas situadas na base de cada pelo têm a função de produzir uma substância oleosa, o sebo. O seu papel é de se espalhar sobre a superfície da pele para alimentar o filme hidrolipídico da pele. Em condições normais, o sebo realiza a sua ação protetora e retém a água à superfície para manter um bom nível de hidratação. É, portanto, um aliado da nossa pele!

Pele oleosa: quais são as causas e os fatores?

Por vezes, as glândulas sebáceas produzem sebo em quantidades demasiado grandes. Este desequilíbrio ocorre como resultado do ambiente, ou devido a fatores endógenos (individuais próprios).

Genética, tom de pele, sexo…

  • Se um dos teus parentes sofre de problemas de brilho, é provável que também sofra com eles.
  • A idade representa um fator notável, pois a produção de sebo, que normalmente atinge o seu pico na adolescência, tende a diminuir progressivamente com a idade.
  • As variações hormonais particularmente o aumento de hormonas masculinas em certos momentos da nossa vida (gravidez, tomar a pílula mal indevidamente doseada, puberdade, tratamento transgénero hormonal…), também vai impactar a produção de sebo.
  • Os homens têm tendência a ter uma pele mais espessa e oleosa, devido a uma maior produção de sebo.
  • Muitas pessoas com pele negra ou morena são também propensas a problemas de excesso de oleosidade.

Fatores ambientais

  • Outros fatores podem também explicar uma hiperseborreia: o stress, o tabaco, o álcool, uma alimentação desequilibrada (demasiado oleosa, com demasiado açúcar, pobre em vitaminas…);
  • A natureza da pele pode variar igualmente em função das zonas do rosto e do corpo. A famosa zona “T” (testa-nariz-queixo) tem tendência a ser mais oleosa uma vez que as glândulas sebáceas são maiores. Assim como no peito, na parte superior das costas ou no couro cabeludo.

Que rotina devo adotar para a minha pele oleosa?

Se a pele oleosa pede ajuda aqui, é porque esta produção de sebo é, muitas das vezes, acompanhada de imperfeições cutâneas muito desagradáveis: brilho, pontos negros, borbulhas, vermelhidão… Então, que cuidados SOS tens com a tua pele oleosa?

Um gel de limpeza ou uma água micelar para a limpeza

A higiene das peles oleosas é crucial já que o excesso de sebo pode levar a uma proliferação de bactérias ao nível dos poros da pele, provocando o aparecimento de imperfeições. Para respeitar as necessidades de pele oleosa, a maquilhagem é removida e a pele é limpa com produtos que são simultaneamente suaves, para que não haja agressões a uma pele já enfraquecida e purificada.

Um creme hidratante confortável sem ser oclusivo

A pele oleosa é particularmente vulnerável ao seu ambiente. Por conseguinte, é importante assegurar que a pele seja protegida, conservando a hidratação como um gesto de beleza essencial. Podem ser considerados diferentes tipos de creme hidrante, dependendo da necessidade de hidratação. Gel matificante, creme ligeiro… No entanto, fórmulas muito nutritivas devem ser evitadas, uma vez que há a possibilidade de nutrir excessivamente (demasiado óleo) a pele.

Uma máscara purificante para absorver o excesso de sebo

Uma ou duas vezes por semana, adota o reflexo de uma esfoliação suave do rosto (para não agredir uma pele já enfraquecida), seguida de uma máscara purificante de argila. As imperfeições são reduzidas (borbulhas, pontos negros) e a tez fica mais uniforme.

 

pele oleosa

Gluconato de zinco como solução para remediar o excesso de brilho

Este derivado de zinco é muito bem aceite pela epiderme e oferece numerosos benefícios às peles oleosas. É um regulador de sebo que contribui para limitar a produção do mesmo. Adstringente, tonifica os poros da pele. Como utilizá-lo? É utilizado na fórmula de muitos cremes para peles oleosas, mas a sua ação é mais eficaz no formato de ingrediente ativo puro, aplicado antes do seu creme hidratante. Finalmente, relaxa: o excesso de oleosidade é frequentemente o resultado de um desequilíbrio passageiro…

gluconato de zinco